Tremenda: é a palavra que define a sétima edição do Celebra Juventude

Tremenda: é a palavra que define a sétima edição do Celebra Juventude

Com o tema Mariano, ‘Faça-se em mim segundo a vossa Palavra’, o sétimo Celebra Juventude contou com a participação de mais de três mil pessoas, jovens e adultos, na Catedral Diocesana de Campo Limpo. A vigília que começou às dez da noite varou a madrugada com louvores, pregação, atendimento de confissões, adoração e a Santa Missa.

Na abertura, o Bispo Diocesano Dom Luiz Antônio Guedes, saudou a todos recordando a resposta de Maria a Deus ‘Faça-se em mim segundo a vossa vontade’ lembrando a SIM da Mãe do filho de Deus em se colocar a disposição. “Recordei-me da visitação porque nesta semana estamos vivendo no Brasil a semana da solidariedade que tem como ponto culminante o dia dos pobres no próximo domingo. A Igreja deve amar a todos a partir dos pobres, assim, quero pedir a todos aqui presentes, em semelhança a Virgem Maria, a dar o seu sim a Deus. Que vocês se tornem mensageiros da Boa Nova de Jesus, que se tornem presença amorosa de Deus onde forem, onde estiverem. Não basta falar do amor de Deus é preciso ser a visibilidade do amor de Deus, sobre a proteção da Virgem Maria, quero pedir a benção de Deus sobre todos vocês”, disse Dom Luiz abençoando a multidão.

Padre Rodolfo Camarotta, Assessor Diocesano da Juventude e idealizador da Vigília, conduziu o evento durante toda a madrugada. Antes do primeiro momento de louvor, a Cruz Peregrina, réplica da Cruz Missionária da Jornada Mundial da Juventude, foi recebida e posta em evidência recordando que todos somos peregrinos e que o tema desta sétima vigília é o mesmo que será utilizado na próxima JMJ, que acontece em Janeiro de 2019 no Panamá.

Além da Cruz, sinal visível da fé, uma imagem de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, foi recebida e aclamada por todos os presentes enquanto um cântico mariano e vivas a virgem Maria eram fortemente entoados.

A primeira pregação da noite ficou por conta do Assessor Diocesano da Renovação Carismática Católica e reitor do Santuário Nossa Senhora dos Prazeres, em Itapecerica, Padre Alberto Gambarini. Invocando o Espírito Santo rezou com todo o carisma que lhe peculiar pedindo a cura dos corações e usando a camiseta preparada para a vigília e com muita animação colocou a assembleia para louvar por longos minutos.

Falando sobre o sim de Maria, tema da noite, agradeceu por participar e pediu que o Espírito Santo esteja sempre presente em cada coração: “Como é bom estar com vocês nesta noite de festa, sentindo a presença de Deus, devemos pedir todos os dias a presença do Espírito Santo, ele nos dá entusiasmo e compromisso com Jesus. O Espírito Santo formou Jesus no ventre de Maria, ele quer formar também Jesus em seu coração”.

Durante toda a noite, padres atenderam confissões e a fila não cessou em momento algum. “É bem importante que possamos nos confessar em eventos assim, de repente, depois de uma palavra dita, Deus tocou no meu coração e algo que eu não fazia há anos representou muito para minha caminhada de fé, me sinto bem agora”, comentou Jessica Oliveira, 19 anos.

A segunda pregação da noite foi o jovem Raylson Araújo, do Santuário São José Operário- Capão Redondo e Henrique de Castro, da paróquia São José – Campo Limpo. Os dois promoveram um verdadeiro bate-papo com o público, que pôde interagir enviando mensagens através do aplicativo Whatsapp, sobre o tema da noite, Maria e o seu sim.  Ao final, convidaram todas as pensarem: “Quem está disposto a partir disto que você tem oferecer um pouco mais a Deus? Quem está disposto a partir disto que tem renovar o seu sim?”

Em um momento de espiritualidade, os dois pregadores, fazendo um paralelo com as dificuldades vividas pela família de Nazaré e as dificuldades que os cristãos enfrentam hoje nas tarefas cotidianas e na evangelização, deixou a catedral em um completo silêncio contemplativo e de oração.

A musicalidade da vigília ficou por conta de uma ‘banda montada’ especificamente para o evento com diversos músicos, instrumentistas e cantores de muitas paróquias da diocese. “Cada um vem de uma paróquia, de um lugar, a ideia é mesmo fazer um ‘show’, nos revezamos e interagimos e isso nos une a serviço da evangelização”, comentou Fabiana da paróquia Todos os Santos.

Depois de pregações e muitos momentos de louvores a juventude contemplou o Santíssimo Sacramento, exposto pelo recém ordenado Frei Leandro de Queiroz Albuquerque, OM.

No encerramento da Vigília a Santa Missa presidida pelo Padre Rodolfo Camarotta foi verdadeiramente alimento para os corações. Emocionado e vibrante com mais esta edição da vigília o Assessor Diocesano das Juventudes disse: “Uma das coisas que mais me alegra nas Vigílias é ver a diversidade de dons, carismas, pastorais, movimentos, idades e espiritualidades, todos unidos por um único propósito, sou verdadeiramente e feliz por tudo que vivemos aqui”.

Depois de mais de oito horas de evento, ainda era possível ver muitos sorrisos de contentamento pela participação. “Nós esperamos ansiosos por esta vigília, esta e a de Carnaval, vamos voltar para casa, para nossa paróquia, com o nosso sim a Deus renovado, como das outras vezes, viver essa espiritualidade e participar de momentos assim que nós jovens precisamos”, comentou na saída, Jeremias, 23 anos.

A próxima Vigília Celebra Juventude já está marcada, acontecerá na noite de 04 de março de 2019, segunda-feira de carnaval, a partir das 22 horas na Catedral Sagrada Família.

Fonte: Diocese de Campo Limpo