1ª caminhada de fé: 50 peregrinos participaram da peregrinação a pé ao Santuário Nacional

1ª caminhada de fé: 50 peregrinos participaram da peregrinação a pé ao Santuário Nacional

Um grupo de aproximadamente 50 pessoas partiu na manhã do dia 06 de outubro, para uma peregrinação até o Santuário Nacional, em Aparecida (SP). Foi a 1ª Romaria Diocesana a pé que, quer a cada ano, reunir um número cada vez maior de participantes.

Padre Marcos Joaquim Patrício, Coordenador Diocesano de Pastoral e idealizador, partiu com o grupo. É a segunda vez que o padre percorre o trajeto de 200 quilômetros a pé. “O ano passado eu fiz esta experiência pela primeira vez, era um propósito pessoal. Este ano desejei que mais pessoas vivessem essa experiência e com a ajuda e participação de uma equipe organizadora conseguimos vivenciar momentos únicos e cheios de emoção”, ressaltou o padre.

Na véspera da saída, uma missa de envio na Capela da Catedral foi celebrada pelo Bispo Diocesano Dom Luiz Antônio Guedes, que rogou a proteção e a benção de Deus para o grupo de peregrinos. A celebração contou também com a participação dos familiares, houve um café compartilhado para interação e partilha de experiências. Às seis da manhã do sábado (06/10) reunidos na escadaria da catedral e ao badalar dos sinos a peregrinação teve início.

Foram cinco dias de caminhada até chegarem ao Santuário Nacional. A primeira parada aconteceu na Paróquia Santo Antônio, Vila Augusta na diocese de Guarulhos, lá aconteceu um momento lindo de acolhida e celebração da Eucaristia onde foram enviados os romeiros daquela comunidade, que também fizeram a sua romaria a Casa da Mãe Aparecida saindo no dia 08 de outubro.

Todos os dias, antes do amanhecer, a Santa Missa fortaleceu os peregrinos diocesanos. Na partilha da palavra, Padre Marcos Patrício fez questão de lembrar aos participantes que a caminhada era um grande retiro espiritual e que cada pessoa era convidada a deixar quilometro a quilometro tudo àquilo que afasta de Deus.

Todo o dia foi possível sentir a harmonia e solidariedade em todas as muitas pessoas que ao longo do caminho, voluntariamente, ajudavam com água, fruta, massagem nos pés ou simplesmente palavras de ânimo.

A chegada ao Santuário aconteceu como o programado, um dia antes da festividade da padroeira do Brasil. Muito emocionados, embora fisicamente esgotados, muitos peregrinos, em seus diversos motivos, agradeceram a intercessão da Senhora Aparecida já desejosos de repetirem o trajeto no próximo ano com ainda mais pessoas.

Fonte: Diocese de Campo Limpo